Um paraíso localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro, Ilha Grande é o destino perfeito para feriados e viagens de períodos curtos, principalmente para cariocas e paulistas. Para os mais aventureiros, Ilha Grande é uma pedida excelente com trilhas para todos os níveis. Para quem quer relaxar, a Ilha também é incrível – areias brancas e águas cristalinas repletas de vida marinha! Localizada a cerca de 21 quilômetros da costa de Angra dos Reis, a ilha faz parte de um arquipélago composto por quase 200 ilhotas na baia da Ilha Grande. É um verdadeiro paraíso.
Ilha Grande faz parte do município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. É a maior ilha do estado e a sexta maior ilha marítima do Brasil. Possui 193 km² de extensão, com mais de 100 praias e pequenas ilhotas que podem ser visitadas a partir de passeios com agências ou aluguel de barcos e/ou lanchas. É um destino certo para os amantes da natureza como um todo, já que reúne águas marinhas e vida marinha abundante com uma vasta mata atlântica repleta de trilhas e cachoeiras. A principal região de Ilha Grande é a Vila do Abraão, onde está a maior infraestrutura da ilha, incluindo mercados, posto de saúde, pousadas e o porto de onde chegam e saem os barcos, fazendo a ligação da ilha com o continente (Angra dos Reis e Mangaratiba).
Só é possível chegar na Ilha Grande de barco e não há circulação de carros de passeio por lá. Para chegar na Vila do Abraão, você pode embarcar em três pontos: Conceição de Jacareí, Mangaratiba e Angra dos Reis. Desses três pontos saem barcos diariamente que param em Palmas (um pequeno vilarejo de Ilha Grande onde moram alguns nativos) e na Vila do Abraão (principal parada dos turistas já que lá se concentram hotéis e pousadas).Para quem vem do Rio de Janeiro, a melhor opção é Conceição de Jacareí. A distância entre Rio de Janeiro e Ilha Grande é de 129 Km. Já para os paulistas, a distância entre São Paulo e Angra dos Reis é de 397 Km.Nos três pontos de embarque – Conceição de Jacareí, Mangaratiba e Angra – têm estacionamento. As empresas de barco, geralmente têm convênio e te direcionam para algum. A diária custa entre 20 e 30 reais em baixa temporada e em área descoberta. É recomendado, por questões de segurança, que você não deixe o seu carro estacionado na rua.
Praia da Feiticeira
O principal passeio para curtir Ilha Grande é aproveitar as praias ao longo não apenas da ilha principal, mas de todas as porções de terra menores que estão próximas. As ilhotas podem ser acessadas por lanchas ou escunas, o que por si só já é uma experiência incrível.As Ilhas Botina e a Ilha de Jorge Grego são ótimas pedidas, com lugares paradisíacos onde é possível mergulhar e praticar snorkel. Para chegar nessas ilhotas e conhecer as demais praias, é preciso pegar uma embarcação na Vila do Abraão. Além de ser o local em que os barcos ficam ancorados, lá é o centro dos acontecimentos da ilha, com muitos restaurantes, lojas e uma feirinha de artesanato à noite.A Lagoa Verde e a Lagoa Azul são piscinas naturais de águas calmas e confortáveis. Já a subida no Pico do Papagaio garante uma visão privilegiada da ilha, mas atenção, o caminho é difícil e deve ser feito com um guia. Ao todo, são 16 trilhas oficiais na ilha muito bem demarcadas.Os caminhos são repletos de natureza e ruínas históricas, como o Aqueduto e as Ruínas do Lazareto. Na Praia Dois Rios, é possível acessar o museu erguido no antigo presídio Cândido Mendes, local em que Graciliano Ramos ficou recluso e que o inspirou na obra “Memórias do Cárcere”.Mais um passeio imperdível é visitar a Praia e a Cachoeira da Feiticeira, lugares de belezas únicas. E a Ponta do Drago, onde, conta-se a lenda, existiu um dragão de verdade que atacava os navegantes. Confira lista com os passeios citados:
Coqueiro deitado na Praia do Aventureiro
Ilha Grande oferece mais de 100 praias e quanto mais delas você conseguir visitar, melhor! A Praia de Lopes Mendes é considerada a mais bela da ilha, sendo bem movimentada. Outro cartão-postal é a Praia do Aventureiro, mais afastada e com menos estrutura, em que se apresenta o famoso coqueiro deitado.Já a Praia do Caxadaço é formada por paredões de pedra que garantem uma vista espetacular. Já a Praia da Parnaoica forma lagoas de água doce e a Praia Dois Rios tem esse nome por conta dos dois rios que a cercam, promovendo um espetáculo à parte.Outras praias fáceis de conhecer são a Praia do Sobrado, Praia da Júlia e a Praia do Abraãozinho, ao lado da Praia do Abraão no coração comercial da ilha. E na Enseada das Estrelas você pode conhecer a Praia Saco do Céu, em meio à Mata Atlântica.Fechando a nossa lista, a Praia dos Meros é mais afastada, sendo ideal para quem quer fugir da agitação. Confira nossas recomendações a seguir: